quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
A Fortaleza de Armação de Pêra: novos documentos para a sua história
Sobre o arco de entrada da fortaleza de Armação de Pêra destaca-se uma pedra de armas, em que, por baixo do escudo real, está gravada uma data que, devido aos estragos da erosão, tanto pode ler-se 1661 como 1667.
Essa data indica, muito provavelmente, a conclusão das obras de construção do histórico forte, já que três relações das fortalezas algarvias (1621-Descrição de Alexandre Massai[1], 1653-Relatório de Pedro de Santa Colomba[2], 1654-Relação das obras nas fortificações do Algarve[3]), não referem qualquer fortificação entre Albufeira e Nossa Senhora da Rocha, antes assinalam a sua falta para defesa das armações de atuns de Pêra e de Pedra da Galé e das povoações vizinhas.(...)
Pode continuar a ler aqui.
A descrição de Alexandre Massai sobre a fortaleza de Alcantarilha e que da qual faz uma planta - confirmada as nsuas fundações pelo arqueólego da Câmara de Silves que fez o levantamento aquando das obras e escavações da frente-mar- são as da fortaleza de Armação de Pêra, em 1616, parte integrante de Alcantarilha. As "obras junto à costa" visitadas pelo Duque de Aveiro na passagem de D. Sebastião por Alcantarilha, referem-se ao início da edificaçaõ da muralha da fortaleza.
ResponderEliminar