sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

ADN DA GESTÃO CAMARÁRIA:

O DESLEIXO

Em 11 de Setembro de 2007 inserimos um post com o título “Á Sombra no Esgoto..”, texto esse que teve como base uma notícia de Mara Dioniso publicada no Jornal Barlavento Online em 7 de Setembro de 2007, e no qual era denunciada a existência de uma descarga de esgoto proveniente da estação elevatória de esgotos, situada junto do Barranco do Olival.

O governo da autarquia sabe muito bem que, quando chove aumentam os caudais pluviais que afluem aos colectores domésticos e que, por causa disso, a capacidade da estação de bombagem é excedida. Nessas circunstâncias passa a funcionar um by-pass que encaminha o esgoto para a ribeira, donde, por sua vez, se encaminha para desaguar na praia do Barranco do Olival em Armação de Pêra.

Sempre que chove um pouco mais, verifica-se esta situação, a qual já dura há mais de 13 anos, sem que as entidades responsáveis encontrem uma solução para o problema, continuando com a sua inépcia a pôr em risco, irresponsavelmente, a saúde pública das populações que utilizam a praia.


Graças à diligência de um visitante do blog, soubemos que no passado dia 3 de Fevereiro devido às chuvas que ocorreram, o sistema, uma vez mais, não funcionou eficazmente e o esgoto escorreu, como é inevitável e de esperar, para a ribeira.

Em Setembro do ano passado a “solução” encontrada pelo vereador Rogério Pinto foi “varrer para debaixo da carpete” “para inglês ver”, deitando areia sobre o problema. Desta vez, fora da época alta, não se esperando que inglês veja, parece que ninguém se preocupou em esconder o resultado, que ficou assim à vista do português menos atento.

Mas como uma imagem vale mais do que mil palavras, as fotografias que nos foram enviadas, exibem bem o que acabamos de referir.

Como fica patente, os colectores encontram-se completamente desprotegidos, o que conduzirá, mais cedo ou mais tarde, ocorrendo uma rotura, a que muito mais esgoto seja vertido para a ribeira, com consequências ainda mais graves daquelas que se verificam quando chove.

Esta é, objectivamente, a imagem que a Dr.ª Isabel Soares, por incúria, dá de Armação de Pêra e do Algarve a todos os residentes e turistas que nos visitam!!!
Sabemos, tristemente que, se o esgoto estivesse uns metros mais a poente não teriamos este problema, pois a Câmara de Lagoa, que, pelo menos em matéria turistica, não brinca em serviço, já o teria resolvido!
Mas, por omissão também, não é aquela edil a responsável única, uma vez que, estando em causa a saúde pública, a autoridade de saúde que tão fundamentalista é em certas matérias, descura as suas obrigações nestas circunstâncias, como se se tratasse de questão de somenos. Ora bem podia fazer o seu trabalho de casa, antes de pregar bons costumes !!!
Mas não ficam por aqui as irresponsabilidades por omissão dos orgãos do Estado cujos orçamentos são suportados pelos cidadãos-contribuintes: os serviços dependentes do Ministério do Ambiente que têm competência e jurisdição sobre estas matérias, fazem vista grossa, também eles, como os outros, impunemente!!!

10 comentários:

  1. Mais uma vez erraram o tiro, esta estação de esgotos fica no concelho de Lagoa e é explorada pelas águas do Algarve.
    A câmara de Silves não é achada para este assunto.
    É tanta a vontade de dizer mal que vale tudo.

    ResponderEliminar
  2. Aline 19a mulata corpinho de arrasar apoia você

    ResponderEliminar
  3. Estes colectores em plástico já estão todos queimados do sol, vão durar pouco e então mais esgoto vai para a praia.
    Estamos entregues à bixarada!

    ResponderEliminar
  4. Queimada vai ficar a Isabel Soares quando da PJ investigar a viga douro

    ResponderEliminar
  5. D. Adelina

    Se a culpa é das águas do Algarve a sua prima ou tia ou lá o q é já falou com essa empresa para resolver definitivamente o assunto?

    ResponderEliminar
  6. A gestão do sistema em alta é da responsabilidade das empresa Águas do Algarve, que faz parte do grupo Águas de Portugal que têm como tutela o Ministério do Ambiente.
    Por isso é da responsabilidade da referida empresa manter em funcionamento estes sistemas, se não o faz é conveniente reclamar junto do ministro o Sr Eng.º Nunes Correia.

    A Câmara de Silves como lhe compete já fez com certeza a respectiva reclamação junto das Águas do Algarve.

    ResponderEliminar
  7. O muito atento devia esplicar ao blogue quanto recebe de avença por mês....

    ResponderEliminar
  8. Paulocontinuamos a acreditar na tua candidatura.

    ResponderEliminar