O défice de participação da sociedade civil portuguesa é o primeiro responsável pelo "estado da nação". A política, economia e cultura oficiais são essencialmente caracterizadas pelos estigmas de uma classe restrita e pouco representativa das reais motivações, interesses e carências da sociedade real, e assim continuarão enquanto a sociedade civil, por omissão, o permitir. Este "sítio" pretendendo estimular a participação da sociedade civil, embora restrito no tema "Armação de Pêra", tem uma abrangência e vocação nacionais, pelo que constitui, pela sua própria natureza, uma visita aos males gerais que determinaram e determinam o nosso destino comum.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ligações: O BPN e o Plano de pormenor da Praia Grande



Que ligações têm o Banco Português de Negócios a Sociedade Lusa de Negócios com o Plano de Pormenor da Praia Grande?

Em 31 de Julho de 2010 acabava a Sociedade Lusa de Negócios e começa a Galilei Imobiliária SGPS, SA e afinal o que tem a ver a Galilei com o Plano de Pormenor da Praia Grande?

Pois a GALILEI Imobiliária é constituída por um conjunto de empresas e de projetos com atividade na área de promoção imobiliária.
Projectos a destacar:

• Praça da Casa da Música - Sede da EDP Norte
• Boavista Prime Office
• Boavista Prime Residence
• Chile 5
• Foz Garden
• Duos
• Santo Amaro Residence
• Jazz Residencehttp://www.blogger.com/img/blank.gif
Finalgarve
• Angola, Morro Bento (Prémio de melhor projecto internacional do Salão Imobiliário de Lisboa 2010)
• Planmediação: Sociedade de Mediação Imobiliária e Gestão de Activos

E não é que a Finalgarve – Sociedade Promoção Imobiliária Turística, SA é a proprietária da maior parte dos terrenos que fazem parte do plano de pormenor da Praia Grande.

Que interesses tem Isabel Soares para vir defender este empreendimento?

Decisão judicial que desbloqueia Plano de Pormenor da Praia Grande é "extremamente importante"
Declarações da Presidente da Câmara de Silves

A presidente da Câmara de Silves, considerou hoje “extremamente importante" para o concelho, o Algarve e o país a decisão judicial que desbloqueia o Plano de Pormenor da Praia Grande, viabilizando um empreendimento turístico.

Aprovado pela assembleia municipal em dezembro de 2007, o plano foi contestado por dois proprietários de terrenos, que se queixaram de não terem sido incluídos nas áreas urbanizáveis, levando o Ministério Público a pedir a nulidade da decisão ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé.

Para a área abrangida pelo plano está prevista a construção de um complexo turístico com 274 hectares, três hotéis de cinco estrelas e cinco aldeamentos, de acordo com a empresa promotora, a Finalgarve.

“O Ministério Público instaurou uma ação administrativa especial contra a câmara para obter a nulidade da decisão da assembleia municipal que aprovava o plano de pormenor. Mas o tribunal deu-nos razão e entendeu que os esses proprietários estavam em zonas de Reserva Ecológica Nacional (REN) e Reserva Agrícola Nacional (RAN) e não têm direito a perequação [compensação]”, explicou o advogado Paulo Moura Marques, da sociedade LPMJ, que representou a autarquia no processo.

A presidente da Câmara de Silves, Isabel Soares, recordou que o projeto “levou cerca de 30 anos a ser desenvolvido, aprovado e a chegar a um final”.

A autarca afirmou que o projeto previsto pela Finalgarve “já era importante na altura em que o plano foi aprovado, pelo que representa em termos de investimento e de postos de trabalho”, mas frisou que “na fase atual de crise é como pão para a boca”, devido à alta taxa de desemprego que se verifica na região.

“Não me recordo dos montantes envolvidos, mas estamos a falar de 5.000 camas turísticas e bastantes postos de trabalho”, sublinhou.

O advogado Paulo Moura Marques sublinhou à Lusa que a decisão judicial ainda é passível de recurso por parte do Ministério Público, para o Tribunal Central Administrativo Sul, em Lisboa, mas até ao momento não tem indicação de que a outra parte o vá fazer.

“Se não houver recurso, a decisão transita em julgado 30 dias depois de as partes terem sido notificadas”, precisou.

5 comentários:

Anónimo disse...

Um projecto que finalmente pode avançar e muito vai valorizar Armação de Pêra.

Corre Costas disse...

Este "monstro" de projeto não é novo, nem a empresa Finalgarve o é. Foi no final do anos 60 do século passado, que o Grupo Leon Levy - proprietários da Vila Lara (na altura) e também proprietários e fundadores da Finalgarve, que engendraram o megalómano projeto que destruía todo o cordão dunar da Praia Grande, com uma taxa de ocupação por m2 superior ao horror da Torralta. Findou-se o Grupo Leon Levy mas não se findou o objetivo de avançar com a destruição da Praia Grande, em semelhança ao que fizeram na Praia dos Salgados, e ai aparecem os salvadores dinheiros do BPN (Sociedade Lusa de Negócios)através dos Irmãos Cavaco (construtores) que já tinham sacado milhões para o negócio da urbanização da Marina de Albufeira -hoje ao abandono- e com os milhões sobrantes e em conluio com Sra Isabel Soares (Câmara de Silves) construir densamente na última zona preservada do litoral do concelho de Silves! Os milhões levantados do BPN estão em dívida -estamos nós a pagar - deslocalizaram os dinheiros e negócios para o Brasil - empresa/presidente e outros amigos - A aprovação do Plano de Pormenor da Praia Grande serviria para garantir perante o Estado que os milhões desviados do BPN estavam bem empregues e valorizados. Este polvo -BPN- têm tentáculos muito ramificados e poderosos no nosso concelho. Façam uma auditoria às contas particulares dos responsáveis pela Alicoop/Alisuper, Câmara de Silves(Isabel Soares, Finalgarve (Irmãos Cavaco)etc. e verão onde se encontram os milhões ditos desaparecidos. Talvez na execução de algum resort no nordeste brasileiro e em alguma Ilha de Cabo Verde. Não só não os prendem, como continuam a tentar abocanhar e destruir o pouco que se salvou da voragem desta gente sem escrúpulos que já há muito destruiu o Algarve e sobretudo Armação de Pêra.

Anónimo disse...

Corre Costas, não inventes o país o Algarve e Armação necessita deste projecto como pão para a boca.

Corre Costas disse...

Deves ser tu quem dele precisa!! mas ainda não percebeste que não vai haver projeto nenhum??? o que os "vampiros" precisam é da sua aprovação para justificar os milhões desaparecidos? -sacados - do BPN.
Não vez o exemplo dos Salgados? - CS - Carlos Saraiva? a "lavandaria" parou e deixou de haver dinheiro para branquear!, Enquanto andaram a promover a monstruosidade urbanística de Armação de Pêra - sempre a sacar - cujo o último exemplo são a construções -paradas e que nunca mais andam - na zona de cheia junto ao rio. Deveriam ter promovido a construção de unidades hoteleiras, ao menos sempre geravam alguma riqueza e postos de trabalho!! Foi agora na Praia Grande que descobriste o que falta a toda esta zona da costa do "malfadado" concelho de Silves? Ainda não percebeste que esta gente - Irmãos Cavaco/Isabel Soares - o que querem é pôr o "seu" à fresca e deixar o projeto aprovado como garantia dos milhões extorquidos ao BPN - que nós estamos a pagar!!!???

Anónimo disse...

Será que ninguém denúncia?

Correio para:

Armação de Pêra em Revista

Visite as Grutas

Visite as Grutas
Património Natural

Algarve